A REFLEXOLOGIA E OS ANIMAIS

A Reflexologia de corpo inteiro, também conhecida como “Zona de terapia” é basicamente uma extensão de Reflexologia do Pé, segundo a qual  através do “reflexo” pontos podem ser estimulados em várias partes do corpo, em complemento aos pontos clássicos como o pé (ou patas, no caso) .
Os animais geralmente gostam desse tratamento, uma vez que se acostumam com a nova forma de ser tocado, pois eles são capazes de fazer a conexão intuitiva com o sentimento  bom que está associado com o toque. Eles são tão receptivos ao tratamento bioenergético que os efeitos da Reflexologia costumam ser bem eficaz.
 
A Reflexologia pode aliviar:
 
 
 
Dor crônica e aguda
Problemas no pescoço e nas costas
Problemas comuns
Problemas musculares
Estresse
Falta de energia
Depressão
Agressão
Problemas digestivos
 
Reflexologia pode fortalecer:
 
 
 
Sistema imunológico
A circulação sanguínea
Energia
Capacidade de lidar com o estresse
Concentração / capacidade de aprender
Confiança
Comunicação / compreensão oral
 
 
Como a Reflexologia funciona
 
 
 
É de conhecimento que o sangue carrega oxigênio pelo corpo. Sob condições de estresse, a circulação do sangue pode tornar-se desequilibrada. Certas áreas do corpo recebem mais sangue do que o habitual, enquanto outras áreas recebem menos. Se este estado de desequilíbrio é prolongado, os sistemas fisiológicos do corpo e os órgãos deixam de cooperar uns com os outros – as células são incapazes de se comunicar bem o suficiente. Certos sistemas corporais não recebem oxigênio suficiente  o  que exige mais do coração para tentar compensar. O resultado é muitas vezes problemas de saúde crônicos e inexplicáveis ​​que são abordados com um ou mais medicamentos que simplesmente mascarar os sintomas de tal forma que o desequilíbrio continua e progride. Isso é muitas vezes um processo muito lento, que se desenvolve ao longo de vários anos e é difícil perceber até que os sintomas físicos começam a aparecer. Infelizmente, no momento em que os sintomas começam a aparecer, o corpo já atingiu um ponto de desequilíbrio grave. Reflexologia usa o corpo do sistema de comunicação próprio naturais para ajudar na circulação do sangue correta novamente, desta forma, melhorando a capacidade das células para se comunicar e curar.
Também é sabido que o cérebro é “diretor” do corpo. Portanto, é lógico supor que o estado emocional de um indivíduo afetará seu estado físico. Emoções negativas, tais como falta de confiança, raiva ou culpa pode levar a um colapso lento, mas seguro dos sistemas físicos também. O corpo é como um livro – se lembra de tudo. Acidentes e doenças anteriores deixaram a sua marca e pode continuar a afetar sutilmente o seu estado físico geral muito tempo depois o problema parece estar resolvido. A Reflexologia é uma maneira maravilhosa de “limpar o disco rígido”, estimulando o organismo a liberar padrões de pensamento negativo e os pobres em energia de lesões antigas ou doenças.

 

Ao estimular (com pressão) os pontos do nervo (“reflexos”), que dão acesso às zonas nervosas por todo o corpo, Reflexologia pode tratar problemas físicos. Ao mesmo tempo, as experiências e pensamentos negativos que estão por trás desses sintomas físicos podem ser liberados para que não retornem mais.

O período do tratamento ocila entre bons e maus momentos, enquanto o corpo se ajusta. Particularmente no início de um período de tratamento para um problema de saúde crônico que já dura há algum tempo, as reações ao tratamento quando as questões são liberados pode ser bastante desconfortável. No entanto, esses “tempos difíceis” não costumam durar muito , e depois de terem passado o corpo começa a sentir-se mais “leve”, a energia começa a retornar, e tudo fica melhor. Os animais são muito mais hábeis em lidar com essa dificuldades, eles tem a compreensão  intuitiva que é tudo parte do processo de cura. Ao mesmo tempo, eles são tão receptivos ao tratamento bioenergético que os efeitos da Reflexologia costumam trazer grandes benefícios para os peludos
 
Curiosidades sobre a Reflexologia
 
 
 
Reflexologia Podal foi praticada pelo Dr. William Fitzgerald (Boston City Hospital, EUA) no início de 1900. Este médico descobriu que o corpo tem certos nervos “zonas” que estão conectados a vários sistemas fisiológicos. Certos “pontos de ativação” para os sistemas nervosos diferentes podem ser encontrados nos pés. Reflexologia desde então tem sido desenvolvido para incluir “reflex” (activação) pontos por todo o corpo. Na década de 1970, o terapeuta naturalista  Karl Axel Lind (Kairon Institutt, Suécia) descobriu que as zonas nervosas que Dr. Fitzgerald tinha encontrado são realmente “refletido” em todo o corpo. Ao estimular a vários pontos, somos capazes de enviar sinais para virtualmente qualquer parte do sistema nervoso do corpo, estimulando os mecanismos de cura do corpo próprio. Em vez de usar pontos nos pés, exclusivamente, somos agora capazes de estimular pontos nas orelhas, braços, pernas e costas, assim, intensificando o efeito do tratamento. Por exemplo, no caso de uma lesão no joelho, ao invés de ativar os pontos do joelho poucos disponíveis nas patas, também podemos estimular pontos do joelho nas orelhas, costas e pernas também. Você provavelmente está pensando o joelho em si seria uma área efetiva de tratar, mas os pontos de tratamento mais eficaz na Reflexologia são geralmente aqueles que estão mais afastados da área problemática. Isto é particularmente útil em casos de dor aguda ou crônica e lesões.( Lauren S. Olsen)
 
 
 
 
 Reflexologia não causa nenhuma dor em animais?
O tratamento é indolor. A maioria dos animais pode alcançar um bom estado de relaxamento e até mesmo alguns podem adormecer. No entanto, o tratamento de reflexologia pode causar algumas sensações de formigueiro, cãibras e dormência, que pode ocorrer em humanos também.
 
Reflexologia é segura para animais?
É um dos tratamentos mais seguros para os animais quando realizada por um profissional preparado com o conhecimento adequado dos animais fisiopatologia e terapêutica. Com efeitos secundários Reflexologia raramente podem ser vistos. No caso de aparecer, eles são apenas reações normais nas 48 hs seguintes após o tratamento. Outros animais podem ficar sonolentos ou letárgicos por 24 hs após o tratamento. Estes efeitos indicam que algumas mudanças fisiológicas estão ocorrendo e, muitas vezes precedem uma melhoria do estado do animal.
 
Quanto tempo dura um tratamento Reflexologia passado e com que freqüência deve ser realizada?
A duração e a frequência dos tratamentos dependem do estado do animal. A estimulação dos pontos  e zonas podem durar no máximo 30 minutos. Em uma simples condição aguda, pode ser necessário apenas uma sessão, e um problema mais grave ou crônica exigiria muitos tratamentos. Quando várias sessões são necessárias, que geralmente começam intensamente com 1 a 3 sessões por semana, durante 4-6 semanas. A resposta positiva pode ser visto após a primeira sessão ou terceiros. A maior evolução geralmente é visto entre a sessão de quarta e oitava, e os tratamentos serão de espaço de acordo com as melhorias.(Lone Sorensen) 
ESSE TEXTO FOI RETIRADO INTEGRALMENTE DO BLOG DICAS PELUDAS
por pinrj Postado em DICAS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s